|
Post by philiz on Jul 9, 2006 10:23:56 GMT -5
Boas,
Ontem tive a fazer algumas pesquisas sobre os Doors e sobre algumas das coisas que o Jim fez sobretudo ao nível poético.
Soube então que, ao contrário do que eu supunha, as gravações de poesia de 70, no último aniversário do Jim, nunca foram editadas e estão na posse da família Morrison. O que aparece no "An American Prayer" são gravações de sessões em anos anteriores, ainda nos 60's.
Acho isto mal. Além de estar a privar muitos fãs de material inédito, estão a privar o público de algo que o Jim queria acima de tudo (mais que a música, na altura em que morreu) divulgar e ser reconhecido por: a sua poesia.
Bem, fica aqui esta informação (não sei se toda a gente sabia, mas..) e a minha opinião sobre o assunto.
|
|
|
Post by Tooken on Jul 12, 2006 8:24:47 GMT -5
Hey Philz tudo bem?
Na realidade existem varias sessões de poesia do Jim. Penso que as mais conhecidas são as gravadas em 1969 (que foram incluidas no "An American Prayer" , e realmente as outras gravadas em 1970 no seu aniversario, estão também disponiveis mas em bootleg, no famoso cd "The Lost Paris Tapes", e estão completas e com som impecavel. A historia é que o Jim as levou para Paris (as master tapes) com vista a editar um disco so disso, mas pouco antes de morrer esqueceu se do seu saco com as cassetes e outras coisas como cadernos, recortes, fotos etc, em casa dum amigo em Paris. Nos anos 90, ao mudar de casa penso eu, esse tal amigo achou o saco, que muitos fans pensavam perdidos e vendeu as master tapes a uma editora de bootlegs, e foram editadas nesse CD juntamente com a ultima gravação em estudio do Jim, em Paris (terrivel lol, mas vale pelo documento em si). Realmente sim, é oficialmente inédito, mas anda a circular ha uns bons anos ja no bootleg. Tem inclusive uma faixa do Jim a tocar umas notas de piano enquanto canta o "Orange Suite County" Parece-me que a poesia do Morrison não esta na posse da familia Morrison mas sim da familia da Pamela, a familia Courson, dado que ela era a herdeira legitima da obra individual do Jim incluindo os filmes Feast Of Friends e HWY (dai o motivo pelo qual ainda nao estao editados em DVD, parece que o sr. Courson é dificil de negociar. Porem, a familia Morrison detem os direitos de autores enquanto Jim como representante dos The Doors (foto, imagem, som) e de algumas letras de canções.
|
|